sexta-feira, 26 de abril de 2013

Receitas antigas....peixe de caldo


O meu blogue não é sobre culinária.....escrevo sobre coisas e factos que me chamam a atenção, coisas minhas e lembranças que muitas vezes me vêem à memória.E hoje ao cozinhar o almoço lembrei-me de pôr aqui a receita. Não é uma caldeirada de pescadores, é antes um caldo de camponeses, que nas suas horas de lazer íam pescar há rocha e apanhavam cabozes, torrados, pequenos sargos e safias que depois eram preparados assim:
Depois de amanhados os peixes são salpicados com pouco sal, entretanto leva-se ao lume um tacho com azeite, cebola e alho tudo picadinho e uma folha de louro, acrescenta-se depois dois tomatos (de preferência da horta, bem carnudos) e pimento verde e vermelho, tudo aos cubos, deixa-se refogar bem, tempera-se com pimenta e pimentão doce, acrescenta-se água suficiente que  dê um caldo para todos os convivas à mesa , deixa-se ferver e com cuidado colocamos o peixe,ferve mais um pouco, este peixe coze rápidamente e rectificamos os temperos. Polvilhamos com coentros e poejo picados e colocamos fatias de pão caseiro numa pelengana ( tigela de loiça rústica que todas as casas rurais tinham ) e deitamos o caldo por cima e servimos o peixe numa travessa.
Eu gosto mais de servir o caldo numa terrina e fatias de pão torrado numa cesta, os convidados colocam uma fatia de pão no prato e regam com o caldo.
As coisa simples são o que nos fazem mais felizes.
E hoje este post teve direito a foto, gentileza da filha que sabe que a mãe ainda é novata nestas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...