Hoje lembrei-me de uma receita tradicional Algarvia.Daquelas receitas que só as pessoas do campo e mais velhas é que as fazem.No Alentejo chamam-lhe poejada, no Algarve, chamam-lhe batatas de cozinha.
É uma receita de primavera, quando aparece as primeiras batatas, o feijão verde,as cebolas novas, os ramos frescos de poejo e hortelã.Tudo aquilo que a horta nos dá.
Eu já alterei a receita e cozinho-a à minha maneira, mas recordo bem como era feita há muitos anos atrás.É uma receita saborosa, barata e nutritiva.Serve-se como prato único.
Num tacho levo ao lume uma cebola média e um dente de alho tudo picadinho com azeite, deixo alourar e acrescento um tomato grande sem pele e graínhas (usei de lata) acrescento feijão verde tenrinho partido em pedaços, tempero com sal e pimenta coloco também uma pitada de cominhos e junto àgua (costumo pôr pouca e ir juntando há medida que vai reduzindo). Quando o feijão verde estiver quase cozido coloco as batatas descascadas e às rodas pouco grossas, deixo cozer bem e depois coloco um ovo por pessoa, tapo o tacho e deixo escalfar os ovos, no fim coloco poejo e hortelã.Ponho fatias de pão caseiro numa terrina e despejo com muito cuidado o caldo assim como os legumes, as batatas e os ovos e enfeito com mais poejo e hortelã.
O que alterei na receita foi o seguinte:
Antigamente era feito com gordura de toucinho e chouriço frito.Hoje faço com azeite (é mais saúdavel) e junto ao feijão verde uma pequena courgete ( agora tenho na horta) aos quadradinhos, os ovos são também um ingrediente novo, fica mais nutritivo.Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário