sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um pequeno boião de creme

Quando vamos a uma perfumaria ou mesmo a uma grande superfície e compramos um pequeno boião de creme ou um frasco de champô não imaginamos todo o trabalho que aquele pequeno produto dá até chegar às nossas maõs.
Vi há dias um documentário na televisão que me impressionou. Na África Ocidental , precisamente na Costa do Marfim, um grupo de mulheres trabalham arduamente para fabricarem manteiga de carité.São elas que apanham as nozes das árvores,depois são partidas num pilão e a continuação de todo o trabalho processa-se manualmente e de uma forma tão artesanal e rudimentar. São estas mulheres que fazem tudo, em Àfrica os homens não participam  nestes trabalhos (é assim nalgumas tribos).Estas mulheres não têm creches para os filhos,não têm àgua canalizada ou qualquer conforto, nem têm uma fábrica com máquinas modernas que as ajude nos trabalhos mais pesados.Trabalham sempre com um vigor e um sorriso que nos falta a muitas de nós , mulheres Europeias.
Vendem depois a manteiga de carité a intremediários que fornecem as grandes marcas de cosmética.Não ganham muito dizem elas,dá para comprar uns tecidos e serem mais independentes.
Quando de manhã eu colocar o meu creme hidratante vou lembrar-me do esforço e do sorriso daquelas mulheres, tendo a certeza que com um pequeno gesto de rotina matinal estou a contribuir para a sua independêcia.Bem Hajam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...