quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Anedota

Uma professora de uma turma do 4º ano do ensino básico, diz aos seus alunos para fazerem uma composição sobre a família.
Um  aluno escreve: a minha família é pobre, o pai é pobre, a mãe é pobre, o mordomo é pobre, a cozinheira é pobre, o jardinheiro é pobre, o motorista é pobre, somos todos pobres.
Parece uma anedota, mas não é. Num país, onde se corta, em nome da crise e da troika, nas reformas da maioria dos portugueses, são pagas reformas luxuosas para que alguns "pobres" reformados mantenham uma vida de luxo.
E assim vai o nosso país.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Amar

Dia de São Valentim,dia dos namorados, o que importa?
Todos precisamos de amar e sermos amados.Todos os dias são dias para amar.Os pais, os irmãos, o namorado,o marido, os filhos,os netos, esse amor mais fofinho.E não ter pudor em dizer que os amamos, com este poema de Fernando Pessoa.

    "    Amo como amo o amor.Não conheço outra razão para amar  "
        Senão amar.Que queres que te diga, além de que te amo, se
        O que quero dizer-te é que te amo?

Dia da rádio

Ontem dia 13 de Fevereiro foi o dia da rádio.Confesso que hoje a rádio não me faz muita companhia,mas,já teve um papel muito importante na minha vida.Cresci a ouvir as noticias,os parodiantes de Lisboa,os discos pedidos e o folhetim rádiofónico.As vizinhas juntavam-se para ouvir "o romance".Eu, menina de seis ou sete anos ficava sentada ao lado da minha mãe, muito sossegada e maravilhada a ouvir o galope do cavalo de Mister Rochester da Paixão de Jane Eyre e imaginava campos verdes,grandes horizontes através daquela pequena caixa mágica.
Como uma simples data, a marcar um dia me trouxe tão boas recordações.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Não há entrudo sem galo

No algarve é tradição comer galo guisado com batatas na terça feira dia de carnaval.
É o galo do entrudo e eu gosto de o cozinhar, é claro que já alterei a receita, hoje faço há minha maneira.Aqui vai a receita:
Parto o galo em pedaços e coloco na panela de pressão,depois coloco uma cebola picada,um ramo de salsa picada e dois dentes de alho também picados,uma colher de chá de pimentão doce,uma pitada de cominhos,sal e pimenta,uma folha de louro e um copo de vinho branco e um pouco de azeite vai ao lume sem a pressão,deixo estufar bem,quando o vinho tiver reduzido acrescento àgua quente sem cobrir a carne e tapo a panela com a pressão deixo cozinhar dez ou quinze minutos depende do galo se é jovem ou não.Tiro a pressão e junto as batatas aos quartos e cozinho sem pressão ,em estando cozidas polvilho com salsa picada e serve-se.
O que alterei na receita original foi o seguinte:
Antigamente cozinhava-se com banha e deixei de fazer refogado.Junto tudo e levo ao lume,faço na panela de pressão mas pode-se fazer num tacho normal, leva é mais tempo, os galos caseiros têm a carne mais rija.
Bom apetite!

Carnaval

O carnaval é uma festa pagã com origem na Grécia muitos anos  a.c.Uma festa do povo para agradecer aos deuses o fim do inverno,o início da primavera e as boas colheitas.
Em Veneza o carnaval remonta ao governo do doge Vitale Faleir (1084-1096).Os nobres passaram a usar uma máscara para se juntar á festa do povo, onde saltibancos ,músicos, actores e comediantes se misturavam nas ruas da cidade.É hoje o carnaval mais luxuoso e sofisticado.É o meu preferido.
Comemorado em Portugal desde o século XV o entrudo foi levado pelos portugueses para o Brasil, com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, passou a haver mais cuidado com a organização de bailes e passeios mascarados.Hoje o grande carnaval é na cidade do Rio de Janeiro levando lá milhares de turistas todos os anos.
Em Portugal foi perdendo o nome de entrudo e as festas que eram chamadas de Batalha das Flores passaram a ser uma cópia do carnaval brasileiro e eu que gosto de tradições, não estou de acordo, nem eu nem o nosso clima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...