segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sopas de caldo de grão....comida alentejana

Sou algarvia, filha e neta de algarvios, mas sei que tenho antepassados alentejanos. Gosto de brincar e dizer que é este meu lado alentejano que me faz gostar tanto do Alentejo. Gosto das suas gentes,dos seus cantares, das suas planícies, das suas praias,gosto dos seus cheiros a poejos, a coentros, a hortelã da ribeira, gosto da sua gastronomia; gosto de açordas, de migas, de ensopado de borrego, das sopas de beldroegas, de cação e os seus seus doces... quem é que não gosta de sericaia, de pão de rala ?
Hoje o meu almoço foi uma sopa alentejana, feita à minha maneira;

Sopas de caldo de grão
De véspera demolhei 500g de grão que depois coloquei na panela de pressão, juntei uma cebola picada, uma fatia de abóbora e uma batata média em quadradinhos, meio chouriço ,100g de toucinho entremeado e 100g de carne de vaca, temperei com sal e pimenta, uma folha de louro e um fio de azeite ( aprendi que o azeite deixa os grãos mais macios ) coloquei também uma colher de café de bicarbonato de sódio, coloquei água até cobrir tudo e levei a cozer na pressão 30 minutos. Depois de cozido tem que ficar com caldo, se for preciso acrescentar água a ferver. Retifiquei os temperos.
Numa terrina com fatias de pão alentejano coloquei o caldo e os grãos, por cima as carnes e aromatizei com um ramo de hortelã.
É bom , barato e saudável !
( Pode-se substituir a carne de vaca por borrego )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...