sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Filhós de água ou filhós de polme

     

Ao escrever o post anterior com a receita das minhas panquecas lembrei-me das filhós de polme da minha infância, que mais não eram que panquecas feitas com o que havia em casa: ovos, farinha e água e fritas em banha.
Recordo que na casa da minha madrinha era costume as mulheres se juntarem para fazerem empreita nas tardes de inverno, quando não havia trabalho nos campos e depois organizavam um lanche, que consistia em toucinho e chouriça frita e na gordura faziam as filhós de polme, havia ainda a cafeteira de café sempre quente em cima das brasas.
Lanche que hoje seria considerado super calórico, mas não naquele tempo em que as mulheres trabalhavam  nos campos, lavavam a roupa no tanque, carregavam a lenha para o fogão, tiravam a água do poço e carregavam as bilhas até a casa.Por isso aqueles lanches, que eu menina gostava de participar, eram uma partilha de conforto, assim como as tardes da empreita ou o tricô com que faziam as camisolas dos filhos.
Tempos difíceis, mas que eu recordo com uma certa nostalgia.

( ( Felhozes de póle na maneira peculiar do falar algarvio )




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...