terça-feira, 27 de setembro de 2016

Clafoutis de peras

           

Estamos em pleno Outono! A estação do ano de clima ameno, dos dias mais pequenos que se vestem de cores e sabores doces.
Em todas as estações do ano a natureza presenteia-nos com legumes e frutos próprios da época, mas o Outono é tão pródigo e nos oferece tanto; maçãs, pêras, dióspiros,marmelos, romãs, ainda as abóboras, batatas doces, nozes, castanhas....tantas cores e sabores. É tempo de fazer compotas e marmelada. Fazer bolos com frutas para acompanhar um chá enquanto se põe a leitura em dia.
Sempre gostei muito das receitas da tele culinária e esta é uma delas, fazer agora que as pêras rocha estão aí tão doces e cheias de sabor.

  • 1.200 de pêras
  • 125g de farinha
  • 100g de açúcar em pó
  • 3 ovos
  • 3dl de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • manteiga para untar
  • canela em pó para polvilhar
  • açúcar em pó para polvilhar
1. Deite a farinha num liquidificador, junte o açúcar em pó, a manteiga, os ovos e o leite e ligue até ficar uma mistura homogénea.
2. Unte um tabuleiro de louça com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Lave as pêras, corte-as em quartos, descasque-os, rejeite-lhes as sementes, corte-os em gomos finos e deite-os no tabuleiro.
3. Regue com a mistura do leite e leve ao forno durante 40 minutos aproximadamente ou até que fique bem cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, deixe amornar e sirva polvilhado com canela e açúcar.
Bom apetite !

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Verão de 2016

Resultado de imagem para imagens de albufeira algarve


O outono está aí mesmo a bater-nos à porta e só agora depois destes dias de um calmo e soalheiro Setembro eu volto aqui a este cantinho.
Foi um verão muito intenso. Muito quente. Do meu terraço vi chegar pessoas pálidas e vi partir gente bem bronzeada. Do meu terraço ouvi o barulho dos carros a caminho das praias e também do meu terraço vi o fogo na serra de Monchique.
 Sim foi um verão  que não teve só mar, pés na areia e bolas de berlim. Foi um verão de incêndios, de tremores de terra, violência entre jovens e mortes de jovens que cumpriam um sonho.
Não tendo paciência para filas de transito e parques cheios de carros e meio metro de areia para colocar a toalha fiquei em casa e fui ouvindo e observando a vida.
Claro que o verão também me  trouxe dias bons, com netos, com a família reunida.
Ouve tempo para a leitura, a tetralogia de Elena Ferrante está no fim, um romance quase obrigatório neste verão.
 E agora é aproveitar estes dias de Setembro e caminhar à beira mar numa praia  onde realmente se descansa. E não tarda está aí o Outono, a minha estação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...