Quando ainda não havia o processo de refrigerar ou congelar os alimentos para a sua conservação, era o sal o meio mais usado para conservar a carne ou o peixe. Assim sendo, os carapaus alimados era a forma de cozinhar o peixe, que depois os trabalhadores levavam na sua marmita quando iam para os campos.
Hoje é muito apreciado como petisco, mas serve de prato principal, quando acompanhado de batata cozida e uma boa salada de tomate.
Começamos por amanhar carapaus médios, tirando a cabeça e as tripas, incluindo a espinha que se encontra ao fundo da barriga ( muito importante este pormenor para a conservação do peixe ) depois salgam-se em camadas, não esquecer de por sal na barriga dos carapaus. Eu deixo ficar assim umas seis a oito horas, há quem deixe de um dia para o outro, eu particularmente não gosto, ficam muito salgados. Levar a cozer num tacho com água fria, quando começar a ferver desligar o lume, deixar repousar um pouco e depois escorrer a agua e deitar mais água fria e com cuidado retirar toda a pele, colocar numa travessa e temperar com alho picado e cebola também picada, assim como salsa, regar com azeite e um pouco de vinagre.
Bom apetite !
Nenhum comentário:
Postar um comentário