quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Receitas antigas.... Cavalas em molho de tomate

Hoje é do conhecimento geral o quanto é saudável comer peixe e se há uns anos, os peixes azuis como a cavala, sardinha,  atum, anchova, eram pouco recomendáveis e só os menos abastados os consumiam, hoje com a descoberta dos benefícios do ómega 3 passámos a comprar e a cozinhar estes peixes que têm um sabor muito rico, muito intenso e são muito nutritivos.
Em minha casa sempre se comeu cavalas e na minha infância quem as cozinhava com arte de chefe era o meu pai. Sempre faço como ele, mas creio que nunca têm ou ficam com o aroma e sabor que a minha saudade as recorda.
Num tacho de barro colocar uma ou duas cebolas( depende do tamanho ) novas ás rodas, uma folha de louro, tomate sem pele também ás rodas, tiras de pimento verde e vermelho, alho picado, tudo assim ás camadas e rega-se com azeite vai ao lume e deixa-se cozinhar, depois acrescenta-se vinho branco, deixa-se evaporar e coloca-se as cavalas ás postas temperadas com sal ( sem exagerar no sal )
tempera-se com pimenta, um pouco de piri-piri e um ramo de coentros e salsa ,tapa-se o tacho e deixa-se cozer o peixe. Serve-se com batatas cozidas.
O meu pai costumava meter o tacho no forno de lenha.Muitas vezes aproveitava a cozinhar no dia de fazer o pão.
Este peixe e o pão acabado de sair do forno são uma doce lembrança....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...