quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Açorda para o dia Mundial do Pão

Há muitos anos li um livro de Pearl S. Buck que contava a historia de um personagem que em pequeno passara fome, depois de adulto acabara por ser um empresário de sucesso, mas, nunca esquecendo a sua infância, quando se referia ao almoço ou ao jantar dizia sempre o " alimento ".
Hoje é Dia Internacional da Alimentação e Dia Mundial do Pão . O " alimento " ainda hoje é muito mal distribuído pelos Países do mundo ,enquanto uma parte da população mundial têm uma alimentação em excesso e são obesos, mais de 842 milhões de pessoas passam fome e estão subnutridos.
Dia Mundial do Pão, o pão nosso de cada dia, o pão sempre presente nas nossas mesas.
Confesso que gosto muito de pão ( mais do que bolos ) e tenho uma boa relação com a comida, gosto de todos os alimentos e sou muito moderada a comer, isso e uma boa herança genética faz de mim uma pessoa saudável e sem excesso de peso. Acredito que somos aquilo que comemos.
E nada melhor para comemorar este dia que uma saudável açorda.

Num almofariz colocar três dentes de alho, um ramo de coentros e poejo juntos, uma colher de sopa de sal grosso e esmagar bem obtendo uma pasta que se coloca numa terrina com quatro colheres de sopa de bom azeite , numa panela colocar litro e meio de água, dois pingos de vinagre e levar ao lume até ferver, deitar com cuidado quatro ovos ( se forem caseiros melhor ) e deixar escalfar, com cuidado retirar os ovos e deitar a agua a ferver na terrina, mexer e ir colocando fatias de pão caseiro ou pão alentejano na terrina, deixar com caldo e colocar os ovos e servir com azeitonas, petingas fritas ( claro, as petingas só em dias especiais , não convém abusar ) acabar a refeição com fruta da época.
Bastante saudável e económico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...