terça-feira, 29 de outubro de 2013

Xerém ......prato tipico Algarvio

Nestes dias, em que outono e inverno se confundem, com um frio já apetecer um casaco mais quente, mas o sol a convidar-me para o terraço na companhia de uma chávena de chá, ao mesmo tempo vou folheando umas revistas antigas de culinária ( teleculinária ) e a pensar em menus de comida de conforto para futuros almoços de família , é então que me lembro do Xerém da minha infância, nessa altura não gostava, mas como ao longo dos anos vamos mudando o nosso paladar, hoje gosto muito e nem só eu, toda a família gosta.

                                           Xerém com ervilhas

Cozer em pouca água com uma pitada de sal uma chávena almoçadeira de ervilhas ( eu gosto da Iglo ) e reservar, fritar em cubinhos 100g de toucinho e meio chouriço de carne, fritar na própria gordura e reservar também. Num tacho grande colocar 3 litros de água e um pouco de sal, levar ao lume e ir deitando em chuva 500g de farinha de milho, mexendo sempre com uma colher de pau, quando começar a ferver ter cuidado porque as papas vão saltar, tapar o tacho e cozer em lume brando uns 20 minutos, destapar o tacho com cuidado, mexer bem e introduzir as ervilhas, o toucinho e chouriço, querendo pode-se polvilhar com coentros, deixar harmonizar os sabores ,esperar um pouco e servir. Há quem sirva com fatias de pão frito. Tanto se pode servir como prato principal ou  como entrada. Eu gosto mais como entrada. Esta receita dá como entrada, para seis pessoas.
Bom apetite !
( Ao cozinhar o xerém se ver que as papas estão muito consistentes acrescentar um pouco de  água a ferver ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...