terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Cavalas cozidas com orégãos
Numa ida ao mercado de Faro ( praça ) em conversa com alguns vendedores, constatei que as cavalas são agora muito procuradas pelos chefes de cozinha de muitos hotéis da região.
Lembrei-me de uma conversa que em tempos tive com um velho pescador, falava ele que, alguns anos atrás o tamboril era um peixe que nem à lota ia, como é um peixe feio ninguém o comprava e eles, os pescadores, levavam para casa e cozinhavam para a família, alguém ligado à gastronomia o provou e hoje é um peixe bastante apreciado.
Actualmente parece que se está a passar o mesmo com a cavala, um peixe muito rico em ómega 3, e muito saboroso e ainda relativamente barato, digo " ainda " porque me parece que não será por muito tempo, uma vez que é tão procurada.
Como já aqui escrevi em minha casa sempre se comeu cavalas e cozinhadas das mais diversas maneiras, mas a maneira mais rápida é sempre cozida com orégãos.
É muito fácil, depois de amanhadas cortam-se ás postas e tempera-se com sal grosso e orégãos e vão a cozer num tacho cobertas de água, coze-se à parte batatas e feijão verde ou outros legumes ao gosto e tempera-se no prato com um bom azeite e vinagre.
É bom, saudável e barato.
Por " enquanto " !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário