segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ervilhas e memórias de infância

Ofereceram-me ervilhas e enquanto as preparava para o almoço da maneira que aprendi,com chouriço, toucinho e ovos,lembrei-me da minha infância e do Natal, foi precisamente essa época que me veio á memória talvez por causa do toucinho  e chouriço.
Lembrei-me da cozinha da minha mãe com uma lareira no chão ,onde na noite de Natal se fritava toucinho e chouriço caseiro e da caçarola de berbigão á Bulhão Pato que a minha mãe fazia sem saber o nome da receita, mas os ingredientes estavam lá todos desde os alhos,azeite, coentros e limão.
Não havia àrvore de Natal mas sim o Presépio armado numa pequena mesa ao canto da sala ornamentado com pequenos ramos de laranjas.
No dia de Natal chegavam os meus tios e primo vindos de uma pequena cidade de província.A minha tia trazia num saco grande, bacalhau,bananas e também peças de tecido de lã para fazer um vestido para mim e calças para o meu irmão ou uns lindos novelos de lã com que se tricotavam os casacos e as camisolas.
Depois ao almoço havia além do bacalhau a galinha gorda criada lá no campo e as filhozes.
Havia alegria e a comunhão da família e paz.Desconhecia-mos o consumismo,o stress e os complexos,era tudo muito simples.
Bem, já divaguei bastante.Vou dizer como cozinhei as ervilhas.
Pô-las num tacho com pouca água e pouco sal, foram cozinhando em fogo lento, acrescentei água quente sempre que foi preciso, entretanto fritei toucinho e chouriço e nessa gordura fritei cebola e alho picados(não se frita demasiado) e coloquei no tacho assim como os ovos(um por pessoa) rectefiquei o sal e pimenta e deixei que cozessem.Antes de ir para a mesa polvilhei generosamente com coentros picados.Servi com o toucinho e chouriço á parte noutra travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...