quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um elogio aos ovos

Há umas semanas atrás, li numa revista do jornal o Público uma crónica do Miguel Esteves  Cardoso.Fazia ele nessa crónica, com muita ironia( bem a seu jeito) um elogio ao ovo.Dizia ele que quando era jovem gostava muito de saborear um ovo estrelado.Hoje já ninguém os saboreia com aquele prazer porque o ovo ficou com uma conotação péssima devido ao  colesterol.
Li aquela crónica a sorrir, porque também eu fui menina do ovo estrelado.
Nasci numa casa rural no inicio dos anos cinquenta e nessa época não havia a alimentação que há hoje.Não havia hiper mercados nem frigorificos,a alimentação era baseada naquilo que se cultivava e produzia.
Como qualquer criança também eu fazia birras à hora do almoço ou do jantar sempre que não gostava do que era apresentado à mesa.E então lá saía das mãos da minha mãe o ovo estrelado com as batatas fritas que eu saboreava com prazer molhando o pão na gema amarelinha, porque aqueles ovos tinham uma clara consistente e uma gema amarelinha.Iguais aos ovos estrelados que hoje faço para os meus netos,com que o meu neto pequenino se delicia.Diz ele com os seus três anos "Avó quero mais ovo de galinha".

Um comentário:

  1. Obrigada Aliete pela descrição que faz! Consigo sentir o prazer que sentia ao comer um ovo estrelado! A verdade é que há magia quando o comemos... Quem não gosta...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...