domingo, 19 de junho de 2016

Sopas de beldroegas

Resultado de imagem para sopas de beldroegas com queijo

Já aqui escrevi que gosto muito do Alentejo. Gosto muito da costa alentejana, das suas planícies, suas gentes, o cante e gastronomia.
 Nos tempos mais difíceis para alimentar a familia era preciso tirar partido de tudo o que a natureza  dava e assim nasceu uma gastronomia perfumada com aromáticas que vão desde os coentros ao hortelã da ribeira, aos poejos e aproveitando todas as plantas comestíveis como os espargos, cogumelos, acelgas e as beldroegas.
Do pouco se fez muito, uma alimentação rica, saborosa e perfumada.


  • Dois ou três molhos de beldroegas
  • 1 kg de batatas
  • 4 cabeças de alhos
  • 2 queijos brancos
  • 4 ovos
  • 1,5 dl de azeite
  • sal
Arranjam-se as beldroegas, utilizando só as folhas e escaldam-se para tirar o ácido. Arranjan-se as cabeças dos alhos, que deverão ser inteiras, retirando somente as películas exteriores. Num tacho coloca-se o azeite e fritam-se ligeiramente os alhos. De seguida, juntam-se as beldroegas que deverão refogar ligeiramente. Deita-se água suficiente para a sopa, um litro e meio e o queijo partido aos quartos, deixando ferver um pouco. Juntam-se as batatas, cortadas às rodelas grossas. Quando estiverem quase cozidas escalfam-se os ovos. O sal deste prato deve ser bem doseado, porque normalmente o queijo branco de cabra tem muito sal. Serve-se esta sopa com pão às fatias, num prato fundo. Numa travessa apresentam-se as beldroegas, as cabeças de alho, o queijo e os ovos.

Qualquer pessoa que tenha um quintal onde tenha plantado uns tomateiros ou feijão verde sabe que as beldroegas nascem espontaneamente entre as outras plantas. É só colhe-las e aproveitar todas as suas propriedades muito ricas para a saúde.

A receita é do livro Cozinha Regional do Alentejo de Manuel Fialho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...