terça-feira, 1 de agosto de 2017

Carapaus de Escabeche

Resultado de imagem para carapaus de escabeche teleculinaria

O escabeche é uma marinada espessa que se adiciona a ferver sobre alimentos já cozinhados e que tem a capacidade de os conservar cerca de uma semana, quando guardados em local fresco ou no frigorífico.
Dizem os especialistas que,de qualquer modo, o escabeche só é verdadeiro saboroso, quando tem pelo menos 24 horas.
Originário em Espanha, o escabeche é hoje muito popular em países tão diversos como o Norte de África, a Itália, o Chile e a Bélgica.
Em Portugal o escabeche mais célebre, sem dúvida, o dos carapaus- uma excelente forma de ter sempre pronto no seu frigorífico um petisco fresco à base de um peixe bem característico da nossa costa.

Receita :
Amanhe 1 kg de carapaus, lave-os em água corrente e deixe-os a escorrer. Quando estiverem bem escorridos coloque-os numa travessa e tempere-os com sal grosso. Deixe-os a tomar o sal durante 2 horas. Prepare os carapaus para fritar , enxugando-os em papel absorvente. Depois passe-os por farinha e só então os mergulhe em óleo quente. Coloque-os numa travessa sobre papel absorvente.
Comece agora a preparação do molho de escabeche.
Corte 2 cebolas e 6 dentes de alho em rodelas,1 pimento vermelho em tiras. Verta numa frigideira
 1,5 dl de azeite e junte-lhes as cebolas, os alhos, o pimento, uma folha de louro e uma colher de chá de colorau.
Deixe cozinhar em lume brando até  a cebola estar cozida. Junte 4 colheres de sopa de vinagre de vinho e mexa. Deite tudo bem quente sobre os carapaus.
Pode acompanhar com batata cozida ou arroz de tomate e salada.


Depois de muito tempo sem postar nada, reparei que o mais visto no meu blogue são as receitas de culinária. Posto isto, vou colocar aqui receitas fáceis e práticas, ideais para as férias, assim como estes carapaus que se podem fazer de um dia para o outro, para rentabilizar o tempo e fazer o que mais gostamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...